sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Porto Alegre (parte 1)



Quando cheguei à Porto Alegre, tive a felicidade de conhecer todos os caminhos por onde Elis passou enquanto morou na cidade: Apartamento, escola, caminho até a escola etc.
Vi onde o Rogério (irmão de Elis) jogava futebol com os amigos, vi onde a Elis pegava o bonde, conheci uma amiga da pimentinha de escola e conheci a casa onde Elis morou.

Elis morou no bairro IAPI (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários), onde os apartamentos são quase todos iguais. Você reconhece o bairro pelas casas.

Descobri que o IAPI foi um dos primeiros bairros operários de Porto Alegre e que sua construção foi na década de 40. Hoje não sei, mas na época em que Elis morou lá, o bairro era de classe média-baixa e pobre.

Não cheguei a entrar na casa da Elis, mas estive na mesma calçada em que ela pisou por diversas vezes. Estive em frente à sua casa e conheci um gurizinho que morava na casa da Elis atualmente.

Em frente ao apartamento foi construído "o largo Elis Regina", com uma placa de mármore.

Pra muitos isso deve significar apenas: "que tri, uma famosa morou no meu bairro ou na minha cidade", mas pra mim, esse dia (em que visitei seu bairro) significou um dos momentos que mais fiquei próxima dela.
A sensação foi tão boa, que era o mesmo que ver a Elis, ainda criança, em frente a sua casa.

E minha última frase foi: "A Elis morou aqui".
 
O importante é procurar reconstruir, onde você está, o clima da casa onde você nasceu. (Elis Regina)

3 comentários:

Edith disse...

É isso mesmo. Mesmo eu que já tinha visto pessoalmente a Elis cantando, ao conhecer o bairro, a rua, o prédio e o Largo Elis Regina, me emocionei ao extremo. É como se estivesse ao lado dela.
Os Caminhos de Elis, aquele book que eu fiz me deixou mto emocionada. Nele tem fotos do IAPI.
Entendo a tua emoção. É a minha também.
bj

Alinne Bueno Borges disse...

q triste..
se vc tivesse nascido 3 anos antes, poderia ter conhecido ela! pena q vc não ia lembrar, mas pelo menos teria foto! hauhauha (sorriso do seu creissom)

Eliane Duarte disse...

O endereço da casa da Elis Regina é Rua: Rio Pardo nº21, Bairro IAPI, Porto Alegre, Rs.

Postar um comentário